Farmacêuticos em Destaque – Homenagem na ALEGO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE GOIÁS PRESTA HOMENAGEM A FARMACÊUTICOS

Por iniciativa do presidente Lissauer Vieira (PSB), a Assembleia Legislativa realizou sessão especial dia 25/09/2019, em homenagem aos profissionais da área farmacêutica que atuam em Goiás.

Na ocasião, foram entregues Certificados do Mérito Legislativo em alusão ao Dia Internacional dos Farmacêuticos, comemorado no dia 25 de setembro e em comemoração aos 70 anos do Sindicato dos Farmacêuticos. Também foram entregues certificados de posse da nova diretoria do Sinfargo, eleita para o triênio 2019/2022. Foram homenageados os Ex-Presidentes do Sinfargo, Cadri Awad, 2007/2013 e Lorena Baía, 2013/2017, que receberam um troféu pelos relevantes serviços prestados em seus mandatos.

A sessão foi aberta pelo deputado Helio de Sousa (PSDB), que justificou a ausência de Lissauer Vieira,  que estava em Rio Verde.

O presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR), Ronald Ferreira dos Santos, agradeceu a homenagem proposta por Lissauer Vieira e destacou que, para a entidade, “é uma honra compartilhar esse momento com a Casa do povo goiano e com colegas de profissão do estado, que tem nesse dia, um dia de comemoração, reflexões e de se orgulhar de quem ajuda o povo”.

“Estar aqui hoje com esses homenageados é uma honra. São pessoas que dedicam suas vidas a essa arte e ciência, num tempo onde muitas coisas estão sendo desconstruídas e muitas ameaças estão sendo apresentadas. Homenagear esse profissional que a sociedade confia, que tem a habilidade de dominar as forças da natureza e transformá-las em produtos para as pessoas viverem mais e melhor, é uma conquista”, disse o presidente da entidade.

Ele lembrou que mesmo com as novas descobertas e tecnologias, ainda se faz necessário um profissional como o farmacêutico, “que se apodera da ciência, do conhecimento e das forças da natureza, para fornecer a possibilidade de o ser humano viver mais”.

“A ciência dos farmacêuticos vem se desenvolvimento não só na área de medicamentos, mas também nos alimentos e no diagnóstico laboratorial. São ciências que a sociedade põe fé na nossa profissão e, com isso, conseguimos grandes impactos, como no aumento da expectativa de vida. E estar aqui, nessa data, tem um significado mais que especial”, concluiu Santos.

O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás, Fábio José Basílio, também discursou durante sessão solene em homenagem ao Dia do Farmacêutico, na noite desta quarta-feira, 25, no plenário Getulino Artiaga.

“É uma alegria estar à frente do sindicato. Fiquei muito feliz com a nova diretoria, porque é composta por pessoas dedicadas. Quem se dedica ao sindicato são pessoas abnegadas. É viver pelo outro”, elogiou. “O farmacêutico é o profissional da saúde mais próximo da população, é o primeiro a ser procurado pelas pessoas no balcão da drogaria. O farmacêutico também está no laboratório e depois é quem entrega o remédio ao paciente. O farmacêutico é um profissional da saúde e merece respeito e consideração”, defendeu. Basílio encerrou o seu discurso salientando que, além “da grande honra, há uma grande responsabilidade”.

Salvando vidas

O farmacêutico Cadri Saleh Ahmad Awad discursou na sessão solene em homenagem a profissionais da área de farmácia. Falando em nome dos homenageados, Cadri Saleh lembrou que no último dia 10 de julho desse ano, uma mãe entrou numa farmácia, em prantos, com seu filho de dez meses, que passava mal. O farmacêutico viu que a criança estava roxa e sem respirar, e agiu de imediato, prestando os primeiros socorros. Em seguida, o bebê foi encaminhado a um hospital.

“Graças às habilidades clínicas do farmacêutico, o bebê foi estabilizado e encaminhado ao hospital, e assim, sobreviveu”, contou. “Todos os dias, anonimamente, farmacêuticos fazem a diferença na vida das pessoas, transformando as farmácias em extensões dos serviços de saúde. Essa é a beleza da atenção multidisciplinar e multiprofissional da saúde. Cada colega que recebe essa homenagem, representa o que há de melhor na nossa profissão”, destacou Cadri Awad.

Cadri destacou ainda o trabalho do Sindicato dos Farmacêuticos do estado de Goiás, que realiza um trabalho sério, comprometido e de vanguarda. “Vivemos, talvez, um dos piores dias para o sindicalismo brasileiro. Mas a luta não para, pela valorização da nossa profissão. Cada um dos presentes representa a nossa classe e merece essa comenda dessa noite”, concluiu.

Composição

Fizeram parte da mesa diretiva dos trabalhos, além de Hélio de Sousa, o presidente da FENAFAR, Ronald Ferreira dos Santos; o presidente do SINFARGO, Fábio Basílio; a presidente do CRF/GO, Lorena Baía; e a conselheira do CFF por Goiás, Ernestina Rocha. Estiveram presentes o Vice-Presidente do Sindsaúde Ricardo Manzi e o Presidente do Sindióptica José Geraldo Roque.

Fonte: Alego
https://portal.al.go.leg.br/imagens/galeria/id/34514
https://portal.al.go.leg.br/noticias/ver/id/172285/farmaceuticos+em+destaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.