Farmácias podem aplicar testes rápidos de coronavírus em Goiás

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou as regras para que farmácias possam aplicar testes rápidos de coronavírus, em Goiás. Os procedimentos já estão autorizados e deverão ser feitos dentro dos estabelecimentos e seguir padrões de higiene e proteção para evitar contaminações.
.
✅Só poderão ser vendidos kits aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
.
✅As farmácias deverão ter um espaço próprio para aplicação dos testes e disponibilizar equipamentos descartáveis para proteção, como toucas, óculos, luvas e aventais.
.
✅O ambiente tem que ser higienizado após os testes.
.
✅Os estabelecimentos precisarão comunicar às autoridades sanitárias quando começarem a fazer os testes, registrar os dados dos pacientes e, se algum caso for apontado como suspeito, deve comunicar à Vigilância Epidemiológica em até 24 horas.
.
✅O teste rápido é feito usando uma pequena amostra de sangue da pessoa.
.
✅O resultado aponta se ela está infectada ou já teve contato o vírus. Porém, esse tipo de teste pode dar um resultado falso.
.
Nem todas as farmácias devem aderir à aplicação dos testes, pelo alto valor do investimento e pelo risco de contágio dos profissionais farmacêuticos.
.
O Sindicato estará acompanhando para que os farmacêuticos tenham total proteção, segurança, EPIs e recebam insalubridade.

.

*O exame deve ser feito por um farmacêutico treinado e os resultados devem ter registro e rastreabilidade. A Agência ressaltou que os testes não tem caráter confirmatório e funcionam apenas como auxílio no diagnóstico.

*A Anvisa  afirma que a liberação dos testes é temporária e valerá apenas enquanto for mantida o estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional  provocado pela covid-19. A indicação é de que o exame seja feito em pacientes sete dias após o inicio dos sintomas e que o fluxo de pessoal e áreas de atendimento e pagamento nas farmácias seja separado para quem busca os serviços de teste rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.