Nota de Repúdio Programa Fantástico Empurroterapia

Na edição de 16/5 o programa Fantástico da Rede Globo apresentou uma reportagem sobre empurroterapia em farmácias e drogarias no Brasil.

Farmácias são estabelecimentos de saúde conforme a lei 13.021/14 e prestam serviços de saúde essenciais à população brasileira, principalmente neste grave período de pandemia que estamos enfrentando.

Repudiamos a forma equivocada e tendenciosa que a matéria se refere aos profissionais e aos estabelecimentos, que em nada contribui com a saúde pública. A matéria “esqueceu” de citar sobre a empurroterapia das propagandas de medicamentos veiculadas em seus programas por artistas e apresentadores, das que acontecem em consultórios médicos, da “sedução” dos representantes de laboratórios e das vantagens que oferecem para alguns médicos prescreverem medicamento de um determinado laboratório.

Não compactuamos com práticas abusivas, toda falta ética deve ser averiguada e punida, lembramos que farmácia geralmente é o primeiro lugar onde as pessoas buscam atendimento quando tem algum problema de saúde, o Farmacêutico tem independência técnica e é o profissional da saúde mais acessível à população, orientando sobre o uso correto e racional de medicamentos.   

Esperamos que o programa tenha a sensibilidade de realizar outra matéria, demostrando os relevantes serviços de saúde prestados à população dentro de uma farmácia!

Fica aqui registrado nosso repúdio a tal matéria!

Fabio José Basílio

Presidente do Sinfargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.