Presidente do Sinfargo Lorena Baía fala do SUS na Entrevista Farmacêutica do CFF

O SUS (Sistema Único de Saúde), considerado uma das “pérolas” da Constituinte de 1988, é um dos maiores sistemas do gênero, no mundo. A sua clientela, de cerca de 80% da população brasileira, recebe do mais simples atendimento ambulatorial ao transplante de órgãos, e o acesso aos seus serviços e produtos é universal, integral e gratuito.

Durante a 15ª Conferência Nacional da Saúde, de 1º a 4 de dezembro, em Brasília, velhos temas relacionados ao Sistema voltaram à discussão, como o seu subfinanciamento, a ineficiência na gestão, a necessidade de se fortalecer os mecanismos do seu controle interno para a sua reorganização, entre outros.

Estas e outras questões relacionadas ao SUS são o tema da “Entrevista Farmacêutica” concedida pela  DRA. LORENA BAÍA em dezembro de 2015. Farmacêutica com pós-graduações em Saúde da Família e em Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, ela atua como farmacêutica da Prefeitura de Goiânia e representa o Conselho Federal de Farmácia (CFF) no Conselho Nacional de Saúde (CNS) e também é presidente do Sinfargo e vice-presidente do CRF-GO.Além de realizar a Conferência Nacional de Saúde, o CNS é o órgão que encaminha ao Ministério da Saúde as demandas e propostas formuladas pela sociedade para o Sistema. “Está ocorrendo um forte processo de precarização dos vínculos trabalhistas, de terceirização dos serviços e de subfinanciamento do SUS”, denuncia a Dra. Lorena Baía.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da “Rádio Nacional da Amazônia”, com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

Ouça  a íntegra no link abaixo:

Lorena Baía,  na foto com o diretor do Sinfargo Fabio Basílio: dirigentes goianos na Marcha em defesa do SUS

Lorena Baía, na foto com o diretor do Sinfargo Fabio Basílio: dirigentes goianos na Marcha em defesa do SUS