O Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (SINFAR-GO) repudia a declaração desrespeitosa e totalmente equivocada do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que, enquanto anunciava que o Programa Mais Médicos será mantido, desqualificou o trabalho dos farmacêuticos. “Se tivermos locais em que os médicos brasileiros não queiram ir, teremos lá um médico cubano. É melhor um médico cubano do que um farmacêutico ou a benzedeira para atender a população”, afirmou ele. Confira o comentários na íntegra no link: http://m.arede.info/PONTA-GROSSA/108571/ANTES-MEDICOS-CUBANOS-DO-QUE-BENZEDEIRAS-DIZ-BARROS
Somos uma categoria de profissionais de saúde, de nível superior, com compromissos e condutas a serem cumpridas. Nós farmacêuticos não queremos ocupar lugar de nenhum profissional de saúde, no que se refere ao atendimento à população. O papel secular do farmacêutico é de orientação e garantia do uso racional de medicamentos.
Entendemos que as profissões não existem para serem comparadas, mas para se completarem. A promoção da saúde não é única e exclusivamente uma atividade que só pode ser exercida por médicos, ao contrário. Defendemos o trabalho com equipes multiprofissionais onde todos os saberes se complementam no cuidado com o paciente e promoção da saúde. Por isso, exigimos respeito. Todas as profissões são essenciais para uma assistência integral, e somente assim poderemos atender com qualidade à população.
Além disso, acreditamos ainda que, num país democrático e multicultural, as crenças populares devem ser respeitadas também nos processos de saúde-doença.
Antes um Farmacêutico ou uma Bezendeira, onde quer que seja, lutando para fazer milagre seja com estoque escasso e até ás vestes inestente de médicamentos, ou uma benzedeira com toda sua crendice e sabedoria trazendo paz de espírito á inúmeras pessoas neste país, do um ministro adoeçendo e sucateado a saúde do nosso país, desmerecendo e desrespeitando a quem tenta corrigir as merdas feitas com a ponta de uma caneta
#farmaceutico_sim_e_com_orgulho
Saber se porque acontece esse tipo de comentário? Porque nossa classe é muito desunida, trabalhei em um estabelecimento em que o coordenador, que era farmacêutico, achava a coisa mais natural do mundo mandar sua equipe de farmacêuticos tirar as férias da faxineira. Sem contar na carga horária escravista imposta pelas industrias e baixos salários contratando farmacêuticos como analista para não pagar o devido piso salarial.. Mas
É muita ignorância de um ministro da saúde, irresponsável e infeliz nas suas opiniões, e além de tudo preconceituoso e sem educação. Lamentável essa declaração.
MINISTRO DA SAÚDE NÃO SEI QUEM TU É E NEM GOSTARIA DE SABER VOCE DEFERIA IR PARA O RIO DE JANEIRO AJUDAR O PREFEITO A FAZER PASSARELA POIS TUA QUALIFICAÇÃO ATÉ ONDE EU SEI É ENGENHEIRO CIVIL,ENTÃO NÃO CONSIGO ENTENDER COMO UM ENGENHEIRO CIVIL POSSA SER MINISTRO DA SAÚDE É O FIM DO MUNDO. EM RELAÇÃO AOS FARMACÊUTICOS É MELHOR UM FARMACÊUTICO BEM QUALIFICADO QUE UM MEDICO CUBANO RECEITANDO AZITROMICINA 500MG 8/8HRS.VOCE MNINSITRO DA SAUDE DEVERIA SE PREOCUPAR COM A QUALIFICAÇÃO DOS CUBANOS E NÃO COM A CONDUTAS DOS FARMACÊUTICOS.SOU MÉDICO E MINHA ESPOSA É FARMACÊUTICA E NOS COMPLETAMOS O SENHOR DEVERIA TER RESPEITO COM AS MULHERES DE MÉDICOS QUE SÃO FARMACÊUTICO .EM RELAÇÃO AOS BENZEDEIRAS QUERIA QUE TIVESSE TAMBÉM RESPEITO POIS BENZEDEIRA NÃO PEDE RX DE OLHO AP E PERFIL QUANDO UMA CRIANÇA TEM DOR DE CABEÇA.GOSTARIA DE FALAR NA TUA CARA O QUE ESTOU ESCREVENDO MAS NÃO TEM COMO POIS AGORA DEVE ESTAR NO PALÁCIO DO JABURU LAVANDO TUA BOCA E COM UMA TOALHA SECANDO O XIXI QUE DEVE TER LEVADO DO PRESIDENTE MICHEL TEMER.