Você conhece o Grupo Alegria? Conheça também Selmara e Michelle, duas farmacêuticas de valor

#MeuTrabalhoTemValor – Você conhece o Grupo Alegria? Além da profissão farmacêutica, o Grupo Alegria é responsável por unir, nas manhãs de domingo, as amigas Selmara Fabiana Borges Cavaça e Michelle Lúcia de Souza em uma ação voluntária de visitação a hospitais como o Materno Infantil e a Santa Casa, além de parques e asilos. Caracterizados, os integrantes do grupo levam alegria e amor a quem precisa, sem preconceitos. “Esse compartilhamento de amor e carinho faz com que nos tornemos mais humanos em um mundo tão injusto e cruel como o que vivemos”, diz Selmara. “É um trabalho lindo através do qual doamos o sentido da vida”, completa Michelle.

Conheça Selmara e Michelle, duas farmacêuticas cujo trabalho tem muito valor

Selmara Fabiana Borges Cavaça é Responsável Técnica da Droga Marys há três anos e tem plena convicção de que escolheu a profissão certa. Em 2015 ela integrou a Comissão de Farmácias e Drogarias do CRF (Conselho Regional de Farmácia), atuando em diversas ações sociais, aprendendo e contribuindo com a população que, na sua visão, tem cada vez mais consciência da importância do profissional Farmacêutico. A farmacêutica sempre soube que faria um curso na área da saúde. Como se casou e teve filhos cedo, adiou o sonho por alguns anos, mas ao entrar na faculdade ficou ainda mais fascinada pela oportunidade de contribuir com seu conhecimento em favor da cura.  Depois de graduada, escolheu trabalhar em drogaria por gostar do contato direto com as pessoas. “Quando faço Atenção Farmacêutica me sinto uma profissional plena.” Para ela, todo o esforço é compensado no momento em que um cliente pergunta pela farmacêutica. “Nada é mais prazeroso do que ver a confiança depositada no meu conhecimento, adquirido nos longos anos de estudo. É isso que me impulsiona a estudar mais e desempenhar cada vez melhor o meu trabalho”. Selmara diz que seu papel também é ser acessível à população, que muitas vezes enfrenta filas longas em hospitais públicos.

20160115132912

Michelle Lúcia de Souza começou a se interessar por farmácia quando iniciou seu trabalho com medicamentos de alto custo na Gerência Regional de Saúde, em Uberlândia. Segundo Michelle, lá ela percebeu a importância do olhar humanizado do farmacêutico, que sempre lida com o lado mais vulnerável das pessoas. “[nós farmacêuticos] Temos um trabalho multiprofissional em que tentamos diminuir o sofrimento do paciente e da família”. Michelle fez cursos na área de Aperfeiçoamento Hospitalar e Atenção Farmacêutica, e diz que quando trabalhou como técnica de farmácia na área hospitalar teve certeza que sua vida pertencia à Farmácia. Atualmente, a Farmacêutica é responsável técnica em drogaria e não se vê fazendo outro trabalho. “Amo tudo que faço! Desde a área hospitalar, os processos de alto custo, o dia a dia na Drogaria, e o que de mais belo e satisfatório o conhecimento porvir pode trazer. Sou farmacêutica com alegria”.

O que une as amigas Michelle e Selmara, mulheres e mães dedicadas, além da paixão pela profissão farmacêutica é o envolvimento carinhoso que ambas têm com as pessoas. O Grupo Alegria é uma ação social que mostra que o valor do Farmacêutico vai além de suas contribuições para a ciência. Como profissional da saúde, é também um ser humano preocupado com o bem-estar das pessoas da comunidade que mais precisam de cuidado. O conhecimento é belo somente se partilhado e Michelle e Selmara, junto do grupo de cara pintada e sorriso estampado no rosto, mostram como isso é verdadeiro através do trabalho sensível de estimular pacientes, familiares, enfermeiros e médicos com sorrisos e brincadeiras. Os palhaços do Grupo Alegria buscam resgatar a perspectiva da cura junto dos internos e seus entes queridos, e motivar os profissionais que trabalham nos hospitais, asilos e orfanatos por onde passam. As duas amigas conciliam o trabalho voluntário com a dedicação aos clientes nas Drogarias. As farmacêuticas estão sempre disponíveis para que os pacientes recebam o medicamento adequado às suas necessidades na dose correta, durante o tempo necessário e com o menor custo possível.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.