♻️Logística Reversa de Medicamentos – Descarte Correto

O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos provocando o surgimento de diversas doenças na população e a extinção de espécies da fauna e da flora local.
Para evitar esse problema, o Governo Federal regulamentou, o fluxo para o correto descarte de medicamentos com a destinação ambientalmente adequada, ou seja, os consumidores devem fazer o descarte dos medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso e de suas embalagens nos pontos de coleta.
As drogarias e as farmácias terão de disponibilizar e manter, em seus estabelecimentos, pelo menos um ponto fixo de recebimento a cada 10 mil habitantes, em até dois anos, todas as capitais do Brasil e os municípios com população superior a 500 mil habitantes serão contemplados com os pontos de coleta.
Antes de enviar os recipientes, as farmácias devem registrar, no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos, o peso dos produtos armazenados temporariamente.
Já os distribuidores passam a ser os responsáveis pela junção e transporte do material recolhido até a destinação final ambientalmente adequada em empreendimentos licenciados pelos órgãos ambientais de acordo com a seguinte ordem de prioridade: incineradores, coprocessadores e, como última opção, aterro especial.

Medicamento vencido no lugar certo é uma pequena atitude que gera um grande impacto em benefício em nossa saúde.

DECRETO Nº 10.388, DE 5 DE JUNHO DE 2020

♻️Encontre um ponto de coleta próximo a sua casa!♻️