O curso de Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos (Aprifarma) abre inscrições

A expectativa é capacitar 60 mil farmacêuticos em 2013

A ADJ Diabetes Brasil em parceria com o Sindusfarma e seus associados, com o Conselho Federal de Farmácias e seus afiliados e com apoio da Federação Internacional de Diabetes (IDF) abrem inscrições para o curso Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos (Aprifarma). O intuito é capacitar ao longo dos próximos dois anos 60 mil profissionais, que atuam em pontos de venda de redes privadas, farmácias hospitalares e postos de saúde. A iniciativa tem o formato e-learning, com tutores de diferentes áreas da saúde.

As inscrições têm o custo de R$35,00 e podem ser feitas por meio do portal: http://aprifarma.adj.org.br.

Veja mais detalhes no link abaixo

 

 

 

A iniciativa foi idealizada a partir da publicação da RDC 44/2009 pela Anvisa, norma que estabelece critérios para prestação de serviços farmacêuticos, dentre os quais glicemia capilar, procedimentos operacionais padrão relacionados aos procedimentos de aferição, interpretação de resultados e administração de medicamentos prescritos pelo médico.

“O farmacêutico está mais próximo às pessoas, pois enquanto o paciente vai ao médico em média a cada três ou seis meses, está na farmácia todo mês. Assim, o profissional atua como educador não apenas em relação ao diabetes, mas em relação a outras doenças”, comenta a equipe da ADJ e do Sindusfarma.

Dessa maneira, o curso forma profissionais que adquirem conhecimento, habilidades e competências para praticar educação em diabetes. Além disso, a iniciativa promove estruturar e construir uma rede de multiplicadores, visando desencadear um processo de avaliação e aplicação dos conhecimentos por meio de metodologia ativa e prática.

“Assim, poderemos contribuir para os programas de governo na redução de problemas de saúde decorrentes de diabetes, como redução de internações, orientações para adesão ao tratamento, monitoramento e orientação permanente da glicemia”, explica a equipe.

O formato de ensino à distância utiliza a mais adequada tecnologia disponível, que inclui recursos multimídia associados ao acompanhamento por monitores especializados. Na plataforma do Aprifarma, há ferramentas de comunicação que permitem que o aluno aprenda em seu tempo livre, necessitando apenas de um computador com conexão à internet.

O programa educacional aborda o Diabetes Mellitus, desde noções gerais, incluindo conceito, classificação, fisiopatologia, fatores de risco, epidemiologia, critérios para diagnósticos, sintomas, formas de tratamentos para DM1 e DM2, interações medicamentosas, complicações e técnicas de monitorização e de insulinização. O programa é dividido em módulos com perguntas específicas, para revisão sobre retenção dos conteúdos e com uma prova ao final para certificação. Serão avaliadas as possibilidades para a realização de Oficinas presenciais por região, onde serão explorados os aspectos mais práticos da monitorização glicêmica e da insulinização.

A parceria conta com o apoio da Anvisa, Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Diabetes, Rede Nacional de Pessoas com Diabetes, Rede de Educadores Latino Americana em Diabetes, entre outros apoiadores de farmácias do Brasil.

 

Sobre a ADJ

 

Fundada em 10 de março de 1980, a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidade. A ADJ busca também favorecer a qualidade de vida.

Atende as pessoas portadoras de todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe sócio-econômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, nutricionista, enfermeira e voluntários (portadores de diabetes ou familiares).

 

Sobre o Sindicato da Indústria dos Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma)

 

É a primeira entidade associativa do setor industrial farmacêutico no Estado de São Paulo. Fundado em 26 de Abril de 1933 por um grupo de idealistas para defender os interesses de uma categoria então emergente, responsável pela fabricação e importação de medicamentos, congrega atualmente em seu quadro associativo empresas que produzem cerca de 80% de medicamentos no Brasil e empregam aproximadamente 60 mil profissionais.

 

No rol de suas atividades constam a firme defesa das causas da indústria farmacêutica paulista e brasileira, a eficiente prestação de serviços aos seus associados, a contribuição para o desenvolvimento dos profissionais do setor, a permanente atenção sobre a legislação e regulamentação sanitária e sindical-trabalhista, econômica e tributária, a contribuição com os órgãos governamentais, a negociação de convenções coletivas de trabalho com as entidades das categorias profissionais e trabalhadores em geral, a definição e concessão de benefícios aos trabalhadores de nosso setor, entre outras.

 

Sobre a Federação Internacional de Diabetes (IDF):

 

IDF é a sigla em inglês para Federação Internacional de Diabetes, organização que congrega mais de 200 associações de diabetes em mais de 160 países. Representa as pessoas com diabetes e/ou que têm risco de desenvolver. A Federação é líder da comunidade em diabetes desde 1950 e principal organização mundial a ditar as diretrizes para o diabetes. Sua missão é promover os cuidados em diabetes, prevenção e cura em todo o mundo. A campanha Unidos pelo Diabetes tem reconhecimento, desde 2006, pela Organização das Nações Unidas e tem seu Dia Mundial pelo Diabetes comemorado em 14 de novembro.

 

Sobre o Conselho Federal de Farmácia:

Com apoio de líderes do Governo, a 11 de novembro de 1960 através da Lei nº 3.820, foi criado o Conselho Federal de Farmácia, e os Conselhos Regionais de Farmácia, sendo estes dotados de personalidade jurídica, de direito público, com autonomia administrativa e financeira. Os Conselhos são destinados a zelar pelos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem qualquer atividade farmacêutica no Brasil. São atribuições básicas do Conselho Federal de Farmácia e Conselhos Regionais de Farmácia. Seu objetivo é promover a assistência farmacêutica em benefício da sociedade, e em consonância com os direitos do cidadão

 

Informações Jornalista: Vanessa Pirolo

 

5 comentários sobre “O curso de Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos (Aprifarma) abre inscrições

  1. preciso saber os dias e horarios do cursos, pra ver se poderei participar, sem essas informaçoes nao posso fazer a incriçao!

  2. Boa Tarde, quais os dias e horarios do curso preciso dessas informaçoes para poder fazer a incriçao.

    Att,
    Elainy

  3. Gostaria de me inscrever para o curso de: Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos (Aprifarma) abre inscrições

  4. Não consigo entrar em contato com a Aprifarma.
    Efetuei o pagamento do curso e não consigo acessá-lo.
    No site não tem nenhum link ou número ou e-mail para contato .

  5. Não consigo entrar em contato com a Aprifarma.
    Efetuei o pagamento do curso e não consigo acessá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.