Portaria 334, de 15 de Junho de 2021 Testes Covid

Dispõe sobre o Regulamento técnico para a realização de Testes Rápidos (ensaios imunocromatográficos) para a COVID-19 em farmácias e drogarias no âmbito do município de Goiânia.

Novas exigências:

– Os testes rápidos imunocromatocráficos em sangue total poderão ser realizados em Sala de Prestação de Serviços Farmacêuticos

– Os testes imunocromatográficos por coleta de amostra do trato respiratório superior deve garantir que a coleta ocorra em SALA EXCLUSIVA para a realização desta modalidade

– A FARMÁCIA/ DROGARIA SOMENTE PODERÁ REALIZAR OS TESTES RÁPIDOS APÓS A INCLUSÃO NO ALVARÁ SANITÁRIO DA ATIVIDADE “TESTE RÁPIDO PARA COVID-19”

A portaria visa proteger o(a)s Farmacêutico(a)s. No momento os testes para detecção da COVID-19 estão sendo realizados sem controle, em salas pequenas, sem ventilação, colocando em risco vários farmacêuticos, o pedido é para que testes que gerem aerossóis não sejam realizados da forma que estão, trazendo muito risco de contaminação, caso haja uma sala basta deixá-la exclusiva para esta atividade, de forma temporária, enquanto durar a pandemia.