#MeuTrabalhoTemValor – Clevia F. D. Garrote é uma farmacêutica inspiradora

No mês em que a Faculdade de Farmácia da UFG completa 70 anos, a campanha #MeuTrabalhoTemValor do Sinfargo recebe um depoimento inspirador para todos os farmacêuticos goianos. A professora e farmacêutica Clevia Ferreira Duarte Garrote, que foi 1ª mulher diretora da Faculdade de Farmácia no período de 2002 a 2010, unidade da UFG aclamada por um dos melhores Cursos de Graduação e referência em pesquisa e pós-graduação do país. Atuando como Coordenadora de Planejamento da Universidade, a professora Clévia também enfrenta novo desafio há um ano com a implantação de uma drogaria em Goiânia, oportunidade em que busca contribuir para minimizar os problemas de saúde da comunidade.

Veja a íntegra do depoimento que ela concedeu à campanha do Sinfargo e inspire-se na trajetória de vida de uma professora e farmacêutica dedicada, estudiosa, humana, realizada e feliz com as escolhas que fez:

 

“Nasci na cidade de Inhumas, Estado de Goiás em 1956, filha de Astolfo Ferreira Duarte e Gracia Vila Verde Duarte, 5ª de um total de 9 filhos. Tive uma infância feliz com muitas brincadeiras, mas com muita responsabilidade.

                        Sempre fui apaixonada pelos estudos e até a conclusão do atual ensino médio estudei em Inhumas na Escola Municipal Dona Quita, no Colégio de Inhumas e no Colégio Estadual Manuel Vila Verde.

                        Aos 13 anos, cursando a 3ª série ginasial, hoje 8ª série do ensino fundamental, já estava decidida que queria fazer um curso superior e ser professora na universidade. Aos 14 anos veio a decisão de fazer Farmácia, inspirada no então diretor do colégio, Voltério Garcia Rosa, que é Farmacêutico.

                        A partir daí com a decisão tomada, fiz o Curso Normal (magistério) e o Curso Científico (base para o vestibular), simultaneamente.

                        Em 1974 fui aprovada no vestibular da Universidade Federal de Goiás para o Curso de Farmácia. Durante a graduação o sonho de ser Farmacêutica foi se consolidando e a intensão de ser professora na UFG foi se intensificando e o objetivo para isto era fazer o mestrado e o doutorado após a graduação.

                        Conclui o curso de Farmácia em 1977 e a modalidade de Análises Clínicas em 1978. Realizava assim, o sonho de ser Farmacêutica e apesar de iniciar o trabalho na área farmacêutica não me afastei da Faculdade de Farmácia e comecei auxiliando nas aulas de algumas disciplinas (Bioquímica Clínica com a Profa. Neide, por exemplo) para conseguir a sonhada vaga de professora.

                        Iniciei os trabalhos na área farmacêutica na Drogaria Nova Suiça e no Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa de Misericórdia sem, contudo, me afastar da UFG. No início de 1980 veio o sonhado convite, por parte do Prof. Jalles Seixo de Brito para ministrar aulas da disciplina de Química Farmacêutica, prontamente aceito por nós.

                        Iniciei assim, minha carreira como professora colaboradora nesta disciplina, galgando todos os níveis da carreira de docente da UFG. Assumir esta disciplina foi um grande desafio, a necessidade de me aprimorar para transmitir aos alunos novos conhecimentos e promover a inovação no ensino da disciplina e no Curso de Farmácia era uma meta a alcançar.

                        Concomitante a todos estes desafios profissionais constitui minha família, casando e gerando três filhos, que são os melhores resultados que alcancei na minha vida, pois são hoje pessoas honradas, educados e trabalhadores que buscam também a realização de seus sonhos. 

                        Com apoio dos professores fui eleita chefe do Departamento de Tecnologia Farmacêutica onde já pudemos promover algumas inovações. Mas precisava muito mais e foi em 1989 que iniciei o caminho para a realização de mais um sonho: cursar o mestrado e o doutorado. Assim em 1991 obtive a licença da UFG e fixei residência em Brasília para cursar o mestrado em Química Orgânica na Universidade de Brasília. Orientou-me neste trabalho o Prof. Dr. Carlos Camisa Fortes que logo após a defesa da dissertação de mestre em 1993, me incentivou e fui selecionada para o doutorado na mesma área e sob sua orientação a tese foi defendida em março de 1997.

De volta às minhas funções na Faculdade de Farmácia e com muitos conhecimentos adquiridos renovamos, juntamente com a Profa. Valeria de Oliveira e o Prof. Radif Domingos o ensino da disciplina de Química Farmacêutica com o objetivo de formar farmacêuticos cada vez mais preparados para o mercado de trabalho e para a vida.

Novos desafios começaram a surgir e de 1998 a 2002 fui vice-diretora e coordenadora do Curso de Graduação em Farmácia. Em seguida de 2002 a 2010 por dois mandatos seguidos fui eleita a 1ª mulher diretora da Faculdade de Farmácia. Neste período, juntamente com a equipe de professores e técnico-administrativos várias mudanças foram implantadas, dentre elas destacamos:

  • Renovação do currículo do curso de graduação em Farmácia;
  • Impulso na área da pesquisa;
  • Criação do 1º programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da região Centro Oeste;
  • Elaboração de projeto para construção do novo prédio para a Faculdade de Farmácia.

Neste mesmo período vários professores voltaram após conclusão dos seus mestrados e doutorados e vários outros foram contratados com as mesmas qualificações. Com isto e com a continuação do trabalho sério e competente de todos, a Faculdade de Farmácia se tornou referência em pesquisa e pós-graduação e o Curso de Graduação um dos melhores do país.

Hoje estou orgulhosa de ver ex-alunos se destacando na profissão farmacêutica.

Em 2008 me aposentei como professora da UFG e em 2010, ao término do 2º mandato de diretora, fui convidada pelo então Reitor da UFG, Prof. Edward Madureira Brasil e com a aprovação do Pró-Reitor de Administração e Finanças, Prof. Orlando Afonso Vale do Amaral, atual Reitor, a assumir o cargo de Coordenadora de Planejamento onde atuo até hoje tentando continuar cooperando para o desenvolvimento da UFG.

Há pouco mais de um ano, um novo desafio enfrentado foi a implantação de uma drogaria em Goiânia onde sou sócio proprietária. Nesta área uma nova modalidade de atuação, não menos importante e estimulante que a carreira docente. Oportunidade única de tentar contribuir para minimizar os problemas de saúde da comunidade. Nesta área, tão sedentas de atenção estão as pessoas quanto sedentos de conhecimentos e informações são os estudantes do Curso de Farmácia.

Mais do que ensinar, administrar e colaborar com a saúde, a profissão farmacêutica me fez aprender, desenvolver habilidades e ser mais humana.

Todos os sonhos acalentados foram concretizados e estou profundamente realizada com as escolhas que fiz.

Feliz de ter sido professora da UFG e por ser farmacêutica, por isto MEU TRABALHO TEM VALOR!”

 

Clevia Ferreira Duarte Garrote

 Goiânia, outubro de 2015.”

 

Bonita, e motivadora a história da Professora Clevia não é mesmo?

Conte a sua também, mande sua foto para a gente e utilize a hashtag da campanha.

Teremos orgulho de postar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.