Jornada de Trabalho

O que é: É o período de tempo em que o trabalhador deve prestar serviços ou permanecer à disposição do empregador. Segundo a Constituição Brasileira, este período pode ser de, no máximo, 8 horas diárias ou 44 horas semanais, salvo limite diferenciado em acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.

Como as horas de trabalho são controladas:

O empregador com mais de 10 funcionários é obrigado a ter cartão-ponto, folha-ponto ou livro-ponto para controle do horário de trabalho (Ver o acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho de cada categoria) e o trabalhador é obrigado a anotar o verdadeiro horário de início e término do trabalho diário, inclusive de seus intervalos

2 comentários sobre “Jornada de Trabalho

1. Existe alguma púniçao para o farmacêutico que assina o contracheque com salário superior ao recebido?

• Boa tarde, conforme o código de ética da profissão farmacêutica é proibido trabalhar ganhando salário inferior ao piso salarial estabelecido na convenção coletiva de trabalho. O Sindicato dos Farmacêuticos luta anualmente por um piso salarial digno e o mesmo deve ser respeitado pelo empregador e farmacêutico. Ganhar acima do piso não tem nenhum problema, o piso é o menor valor a ser recebido é o valor mínimo.