Jornada de Trabalho

O que é: É o período de tempo em que o trabalhador deve prestar serviços ou permanecer à disposição do empregador. Segundo a Constituição Brasileira, este período pode ser de, no máximo, 8 horas diárias ou 44 horas semanais, salvo limite diferenciado em acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.

Como as horas de trabalho são controladas:

O empregador com mais de 10 funcionários é obrigado a ter cartão-ponto, folha-ponto ou livro-ponto para controle do horário de trabalho (Ver o acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho de cada categoria) e o trabalhador é obrigado a anotar o verdadeiro horário de início e término do trabalho diário, inclusive de seus intervalos

4 comentários sobre “Jornada de Trabalho

1. Existe alguma púniçao para o farmacêutico que assina o contracheque com salário superior ao recebido?

• Boa tarde, conforme o código de ética da profissão farmacêutica é proibido trabalhar ganhando salário inferior ao piso salarial estabelecido na convenção coletiva de trabalho. O Sindicato dos Farmacêuticos luta anualmente por um piso salarial digno e o mesmo deve ser respeitado pelo empregador e farmacêutico. Ganhar acima do piso não tem nenhum problema, o piso é o menor valor a ser recebido é o valor mínimo.

2. Quando a jornada de trabalho ultrapassa as 44hrs e o empregador não paga hora extra o que fazer .
    A jornada e a seguinte de segunda a sexta das 07:00 as 14:30 direto.
    E plantões sábado e domingo das 08:00 as 22:00 com uma hora de almoço, dois finais de semana por mês

• Se a empresa não paga horas extras e o DSR ela não pode exigir que o empregado trabalhe além da sua jornada normal para qual a foi contratado, não tendo remuneração devida o trabalhar não tem obrigação de fazer horas extras. O ideal é fazer uma folha ponto e colocar o empregador ou gerente para assinar. Horas extras são eventuais e não habituais. Anota tudo e depois cobra via ação trabalhista caso persista a irregularidade.