Jornada de Trabalho

O que é: É o período de tempo em que o trabalhador deve prestar serviços ou permanecer à disposição do empregador. Segundo a Constituição Brasileira, este período pode ser de, no máximo, 8 horas diárias ou 44 horas semanais, salvo limite diferenciado em acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.

Como as horas de trabalho são controladas:

O empregador com mais de 10 funcionários é obrigado a ter cartão-ponto, folha-ponto ou livro-ponto para controle do horário de trabalho (Ver o acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho de cada categoria) e o trabalhador é obrigado a anotar o verdadeiro horário de início e término do trabalho diário, inclusive de seus intervalos

6 comentários sobre “Jornada de Trabalho

1. Existe alguma púniçao para o farmacêutico que assina o contracheque com salário superior ao recebido?

• Boa tarde, conforme o código de ética da profissão farmacêutica é proibido trabalhar ganhando salário inferior ao piso salarial estabelecido na convenção coletiva de trabalho. O Sindicato dos Farmacêuticos luta anualmente por um piso salarial digno e o mesmo deve ser respeitado pelo empregador e farmacêutico. Ganhar acima do piso não tem nenhum problema, o piso é o menor valor a ser recebido é o valor mínimo.

2. Quando a jornada de trabalho ultrapassa as 44hrs e o empregador não paga hora extra o que fazer .
    A jornada e a seguinte de segunda a sexta das 07:00 as 14:30 direto.
    E plantões sábado e domingo das 08:00 as 22:00 com uma hora de almoço, dois finais de semana por mês

• Se a empresa não paga horas extras e o DSR ela não pode exigir que o empregado trabalhe além da sua jornada normal para qual a foi contratado, não tendo remuneração devida o trabalhar não tem obrigação de fazer horas extras. O ideal é fazer uma folha ponto e colocar o empregador ou gerente para assinar. Horas extras são eventuais e não habituais. Anota tudo e depois cobra via ação trabalhista caso persista a irregularidade.

3. Eu trabalho na Fagron e eles querem mudar nosso horário que é de 1 h às 10h e trabalhamos um saba do sim e outro não para 2 e 30 às 10 e 30 trabalhando um domingo é um sabado , a gente folga no sábado e trabalha no domingo e folga o outro domingo trabalhando no sábado , trabalhando assim 7 dias seguidos quando trabalharmos no domingo , no domingo das 9h as 18h e no sábado das 9h as 19 h , queria saber se está dentro da lei

• Boa tarde Paulo!

Você é farmacêutico? Nosso sindicato representa somente os profissionais farmacêuticos, caso seu cargo não seja farmacêutico, você deve procurar o SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS, DE MATERIAL PLASTICO E DO ÁLCOOL NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS – GO, situando na RUA SENADOR EUGÊNIO JARDIM, N348, Centro, Anápolis GO. Agradecemos seu contato e estamos à disposição. Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás.