Repouso Semanal

O que é: repouso semanal é uma medida sócio-recreativa que visa à recuperação física e mental do trabalhador. O repouso semanal é remunerado e pago pelo empregador.

Quem tem direito: Todo o trabalhador com carteira de trabalho assinada.

Como funciona: Para cada período de 24 horas consecutivas, o trabalhador passa a ter direito ao repouso semanal remunerado que deve coincidir, preferencialmente, no todo ou em parte, com o domingo.

Nos serviços que exigirem trabalho aos domingos (exceção feita aos elencos de teatro e congêneres), o descanso semanal deverá ser realizado em sistema de revezamento constante, fixada em escala mensalmente organizada e sujeita à fiscalização. Para isso, é ainda necessária autorização prévia da autoridade trabalhista competente.

Se não houver remanejamento, e o trabalhador não tiver acesso a um dia semanal de repouso, este deve ser pago com o dobro do valor do dia normal, além do valor do repouso.

Faltas injustificadas nos dias que antecedem ao repouso semanal não implica na perda do direito à ele. Mas, neste caso perderá o direito à remuneração pelo dia de descanso semanal.

2 comentários sobre “Repouso Semanal

  1. Trabalho em drogaria, trabalho 6 dias folgo no 7. Porém comecei um pós graduação ao sábado e domingo, só que temos 1 domingo no mês que e de folga pra cada funcionário, porém por causa da pós graduação eles tiraram meu domingo, eles podem fazer isso colocar meu domingo de folga como o da pós graduação ?

    • Boa tarde! De acordo com a convenção coletiva de trabalho das farmácias e drogarias o farmacêutico tem direito a 8 dias por ano para fazer cursos, sem perder a remuneração ou sua folga semanal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.