Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprova presença de farmacêutico no SUS

Farmacêuticos de todo o Brasil comemoraram, nesta quarta-feira, 1º/7, mais uma vitória da categoria. Foi aprovado por unanimidade na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados o PLS 4135/2012, de autoria da senadora Vanessa Graziottin.

O PL altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990,  e determina que a assistência de farmacêuticos responsáveis técnicos habilitados e inscritos no respectivo conselho regional de Farmácia passa a ser obrigatória em farmácias, drogarias ou dispensários de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta  segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e tramita em regime de prioridade, em caráter conclusivo, ou seja, dispensa a deliberação do Plenário para ir à sanção presidencial.

11666131_885520494848362_4374476109545073399_n (1)

A votação foi acompanhada por lideranças farmacêuticas de todo o Brasil. O Sinfargo foi representado pelo diretor Fábio Basílio, também dirigente da Fenafar, que esteve o tempo todo junto com o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, e o vice-presidente da Federação, Rilke Novato,  entre outros. A deputada Alice Portugal, mesmo não integrando a Comissão, também acompanhou a votação para apoiar o movimento farmacêutico.

Fábio Basílio considerou essa conquista uma demonstração de força gigante dos farmacêuticos no Congresso Nacional. “Quem estava se contrapondo à categoria era a Federação dos Municípios, e a maioria dos parlamentares é municipalista. Mesmo assim vencemos mais esta etapa. Todos os deputados da Comissão fizeram questão de se posicionar em apoio à categoria”, disse.

Em um cenário de adversidade para pautas sociais e trabalhistas na Câmara dos Deputados, a categoria tem conquistado muitas vitórias avalia o vice-presidente da Fenafar,Rilke Novato. Segundo oo sindicalista,  isso se deve às políticas de Assistência Farmacêutica no setor público e privado, que estão mostrando como a presença do farmacêutico é essencial à gestão da saúde e à promoção e atendimento de qualidade para a população.

Peregrinação

Na terça-feira, 30/06, o representante do Sinfargo, Fábio Basílio, e outras lideranças farmacêuticas passaram o dia todo na Câmara dos Deputados visitando os gabinetes dos deputados da Comissão buscando apoio e reafirmando importância do farmacêutico nas unidades do SUS.

Veja nas fotos abaixo, os farmacêuticos com o deputado Rubens Otoni – GO, com o deputado Manoel Bastos-PB, e com o deputado Luiz Carlos, conhecido como o Homem do Chapéu do RJ.

11653437_945004925519801_1563953897_n11667795_945004918853135_1876151938_n11202106_493589747463707_3009814757238669837_n

Com informações da Fenafar