O caminho das pedras

Especialista apresenta método que promete revolucionar a administração de uma farmácia

p6

Cadri Awad: “maior gargalo do crescimento ainda é a tecnologia”

Administrar uma farmácia é assunto que dá “pano pra manga”, uma fonte inesgotável de teorias, metodologias e modelos de gestão. Ainda assim, o varejo farmacêutico, principalmente o de pequeno porte, é carente nessa área. Farmacêutico, professor e palestrante, Cadri Saleh Ahmad Awad, atual diretor do Instituto Bulla, empresa especializada em varejo farmacêutico, vem percorrendo o Brasil para divulgar o Método Bulla. Nos últimos 15 meses, o especialista realizou mais de 120 cursos em todo o País, totalizando em torno de 1,2 mil horas de aulas de administração de farmácias e drogarias. Nesta entrevista, Awad fala sobre o Método Bulla e destaca o papel do conhecimento no sucesso da gestão. Leia a seguir. divulgação Revista da Farmácia: O que é a Método Bulla de Administração Farmacêutica?

Cadri Awad: Com quase 32 anos de experiência como farmacêutico e empresário do ramo de farmácias, Rodrigo Antônio Magalhães, meu sócio, iniciou uma busca incessante pela padronização de um modelo de gestão para farmácias e drogarias que propiciasse garantia de resultados financeiros nesse mercado. Há mais de 20 anos pesquisando, desenvolvendo e aplicando esse modelo, chegou-se ao Método Bulla de Administração Farmacêutica, que divide a farmácia em oito setores: Compras, Estoque, Financeiro, Caixa, Crediário, Contabilidade, Vendas, Administrativo/Diretoria. Cada um desses setores possui procedimentos que, integrados, se traduzem num modelo padrão de gestão de farmácias e drogarias, possibilitando alta performance dos resultados propostos e sucesso, mesmo em um mercado de alta competitividade. O grande diferencial do Método Bulla é a linguagem que utilizamos: acessível, didática e compreensível a farmacêuticos, farmacistas e estudantes de Farmácia, ainda que o gestor em questão não tenha formação em administração de empresas ou contabilidade.

RF: O senhor pode citar algum caso em que esse método tenha sido eficiente?
Awad: O método que utilizamos já foi aplicado com sucesso em centenas de farmácias por todo o Brasil. Temos um caso de quatro empresários de Sergipe que foram até Goiânia se capacitar conosco. Na ocasião, possuíam duas farmácias e, após aplicar os conceitos que propagamos, estão atualmente com 11 lojas montadas em três anos. Temos também o exemplo de um farmacêutico em Goiás que, após aplicar nossa metodologia, expandiu em 170% o seu faturamento em apenas um ano e três meses.

RF: Quais são as principais dificuldades dos gestores de farmácia e o que se pode fazer para superá-las?
Awad: A maioria dos gestores de farmácia tem dificuldades em reunir os dados financeiros necessários para mensurar os resultados da empresa. Relatórios e números, a maioria diz ter, porém normalmente eles não estão dispostos de forma estruturada, o que dificulta a tomada de decisão na gestão do negócio. Ainda faltam aos gestores de farmácia a aplicação de técnicas administrativas e a adoção de um padrão de interpretação de resultados, e isso resulta em equívocos e falhas na condução do negócio.

RF: Para muitos empresários, estabelecerem-se no mercado e competir de maneira saudável, mantendo a lucratividade, é muito difícil. O que fazer nesses casos?
Awad: Só existe um caminho: profissionalização. O mercado não admite mais amadorismo, portanto é preciso investir em treinamentos, consultorias, aquisição de software apropriado e capacitação de pessoal. Uma marca bem posicionada, ponto de venda bem localizado, mix de produtos e estoque em quantidade equilibrada constituem fatores de sucesso para a farmácia e a drogaria.

RF: O senhor acha que a capacitação ainda é o melhor caminho, o mais seguro? Por quê?
Awad: O conhecimento sempre foi e continuará a ser o principal fator que move o mundo, portanto nada melhor que bons treinamentos para proporcionar às pessoas capacidade de inovar, tomar decisões, construir estratégias e quebrar paradigmas.

Veja também em http://www.ascoferj.com.br/materia-da-revista/o-caminho-das-pedras

Fonte :Revista da Ascoferj- Associação do Comércio Varejista do Estado do Rio de Janeiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.