O Sinfargo agora é FENAFAR

A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás realizada na noite de segunda-feira, 9 de dezembro de 2013, na Faculdade de Farmácia da UFG, e dirigida pela presidente da entidade Lorena Baia. A Assembleia teve uma expressiva participação de farmacêuticos, como há muito não ocorria, e a decisão de desfiliação da Federação Interestadual dos Farmacêuticos – Feifar e de filiação à Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar teve apoio quase unânime dos associados (aptos a votar). Estiveram presentes quase 80 farmacêuticos, destes, 48 estavam com as taxas em dia. O resultado final foi 44 votos a favor da desfiliação da Feifar e a filiação à Fenafar e 4 votos pela permanência na Feifar.

votação Fenafar

Lorena Baía explicou que a decisão de propor o debate sobre a escolha entre as Federações foi tomada em reunião de diretoria. Segundo ela,  foi uma  oportunidade  para a categoria decidir em qual delas o sindicato deveria atuar, uma vez que  uma  Federação é a voz nacional e tem a função de deliberar sobre assuntos que atingem todos os farmacêuticos. Antes da votação, o Presidente da Feifar, Danilo Caser, fez uma exposição de 15 minutos e o Presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, falou pelo mesmo tempo.

“Vejo essa decisão pela Fenafar como um avanço para o movimento farmacêutico em Goiás pelo seu histórico de lutas e por ela ser uma entidade presente e líder em importantes pautas farmacêuticas e outras mais gerais como o movimento pelas 30 horas,  pelo piso salarial nacional, pela farmácia como estabelecimento de saúde e o Saúde mais 10”, disse a Presidente do Sinfargo, lembrando ainda que a Fenafar é uma Federação que busca fazer uma construção coletiva de suas diretrizes de luta com os sindicatos da base, “o que é muito importante em um País democrático como o Brasil”, concluiu Lorena Baía.

Fenafar 1

O Presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, que veio a Goiânia para acompanhar a Assembleia do Sinfargo e defender a entidade que lidera, comemorou a decisão dos farmacêuticos goianos. Para ele, foi um reconhecimento de que a luta unitária proposta pela entidade conseguiu sensibilizar as lideranças da categoria que participaram da votação. “É uma conquista especial porque o Sinfargo é um sindicato de luta”. O Presidente da Fenafar participou da assembleia ao lado do vice-presidente, Rilke Novato Públio; da tesoureira da Federação, Célia Chaves; e do assessor jurídico, Leocir Rosa. (Nas fotos  abaixo com diretores do Sinfargo e farmacêuticos)

Fenafar

Ronald Ferreira também evidenciou a presença do polo farmoquímico de Goiás (em Anápolis) e a proximidade com o Distrito Federal como dois fatores que tornam ainda mais importante a nova conquista para a base sindical da Fenafar, esta última por causa das importantes pautas de luta da entidade, que têm como alvo a capital federal.

(Assessoria de Imprensa do Sinfargo – Teresa Costa)