Farmacêutico: Um Profissional Que Tem Valor, por Lorena Baía

Criado em 2010 pela Federação Internacional Farmacêutica, o Dia Internacional do Farmacêutico (25 de setembro) tornou-se um bom momento não só para celebrarmos, mas também para refletirmos sobre o nosso papel e para fazermos com que a sociedade também conheça um pouco mais da nossa profissão.

O Farmacêutico é o profissional de saúde mais presente na vida de todos nós. Em suas diversas áreas de atuação, trabalha para levar saúde para as pessoas. Mas é importante salientar, Pesquisa ICQT- Datafolha aponta que 95% dos consumidores querem o farmacêutico na farmácia, 96% entendem que este profissional é importante para a sua saúde, mas somente 46% conseguem identificá-lo.

Nesse ano de 2015, o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás está promovendo uma campanha de valorização profissional em seus canais de comunicação com o tema #MeuTrabalhoTemValor exatamente para chamar a atenção da sociedade e dos próprios colegas sobre a importância do farmacêutico sobre o seu valor profissional.

Queremos contemplar principalmente as conquistas da lei 13.021/2014, que reforçou o direito da população em ter farmacêutico presente em tempo integral na farmácia. Além disso, a campanha aborda os diversos campos de atuação farmacêutica, a fim de ressaltar e valorizar a ampla contribuição do farmacêutico à população, e mostrando também o lado humanizado de cada um.

Com a nossa singela campanha, tentamos estimular os cidadãos a cobrarem a presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias e ao, mesmo tempo, mostrar para o próprio farmacêutico sua importância. O farmacêutico está ali todo o dia para prescrever os medicamentos isentos de prescrição médica, para orientar quanto ao uso correto de medicamentos, e para prestar serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste glicêmico, entre outros.

É ainda um profissional que conhece e estuda as características e variações farmacocinéticas de fármacos. Um parceiro da equipe multiprofissional de saúde, com o qual o médico, o dentista e o enfermeiro podem contar sempre que precisarem identificar o melhor fármaco para um determinado paciente ou a melhor forma de administrar um medicamento.

Mas não é só isso. Não sei se você já percebeu que tem sempre um farmacêutico perto de você. A área de atuação do farmacêutico vai além das farmácias e drogarias. Ele está na indústria de cosméticos, na indústria alimentícia, nos laboratórios de análises clínicas, em hospitais, nas unidades de saúde do SUS e em muitos outros setores.

São mais de 70 atividades diferentes.

Assim é o farmacêutico, um profissional a serviço da saúde da população. Indispensável á sua saúde.

*Lorena Baía é presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás e vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás

Fonte:Artigo publicado no Diário da Manhã, dia 25 de setembro de 2015

12053150_989314084422218_840627570_n