Linha de crédito para farmacêuticos empreendedores está aberta na Goiás Fomento

Um termo de cooperação técnica para a criação de uma linha de crédito para todos os farmacêuticos de Goiás foi assinado pelo presidente da Goiás Fomento Luiz Antônio Maronesi e o presidente do Sinfar-Go Cadri Awad durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária realizado em Goiânia em novembro passado. Na oportunidade, o Diretor de Operações da Agência de Fomento Álvaro Augusto Cruz Fonseca dos Reis fez uma palestra para explicar os detalhes dessa linha de crédito voltada para o pequeno empresário farmacêutico.

O presidente do Sinfar explicou que esta é uma linha de crédito  muito bem–vinda e que, se bem empregada, pode dar um retorno excelente para os farmacêuticos. Segundo ele, as entidades da área farmacêutica – Sinfar-Go, Sincofarma, CRF-GO, Sindifargo – formaram um comitê gestor para ajudar os associados a se qualificarem afinal é um setor pujante da economia.

Entre as peculiaridades dos financiamentos a Agência de Fomento estão em destaque:

• Bônus de Adimplência;
  • Tabela SAC (parcelas decrescentes);
  • Cliente Preferencial;
  • Crédito Automático p/ Clientes Preferenciais;
  • Não opera com conta corrente; cliente não tem que ter tempo mínimo de conta;
  • Não exige reciprocidades;
  • Nas linhas próprias não é exigida a apresentação de projeto econômico-financeiro completo / licença ambiental.

Itens financiáveis:

• Projetos e Estudos;
  • Obras Civis, Reformas e Instalações;
  • Máquinas e Equipamentos (incluindo fretes e montagens);
  • Móveis, Utensílios e Acessórios;
  • Veículos (para fins empresariais);
  • Ativos Intangíveis (ex.: softwares, treinamentos, part. em feiras, certificações, consultorias, franquias, seguros etc.);
  • Capital de Giro / Insumos e Mercadorias

GF Farmadrogas

Farmácias:

R$ 250 mil em 60 meses, com 24 meses de carência, juros de 1, 55% (1, 40% com bônus)

Farmácias

(Norte e Nordeste do Estado)

R$ 250 mil em 60 meses, com 24 meses de carência, juros de 1, 50%  a. m ( 1, 35% com bônus)

OBS: Há prazos também de 72 meses com TJLP + juros a.a

Capital de Giro

R$ 200 mil em 36 meses, com 6 meses de carência, juros de 1,86% a. m (1,67% com bônus)

Capital de Giro Norte e Nordeste

R$ 200 mil em 36 meses, com 6 de carência, juros de 1,78% a. m (1,60% com bônus)

Fluxo Operacional

1. Atendimento com orientações, elucidações de dúvidas e repasse de lista de documentos necessários e fichas de cadastro / proposta de negócios (sede da GoiásFomento ou do Parceiro);
  2. Recepção dos documentos, verificação de inexistência de restrições cadastrais e montagem do processo;
  3. Análise e deliberação acerca do pleito, com possibilidade de visita técnica por analista de crédito da GoiásFomento;
  4. Contratação;
  5. Liberação do crédito.

Álvaro Fonseca explicou que a GoiásFomento – Agência de Fomento de Goiás S/A   foi criada em 99 para contribuir com o desenvolvimento do setor produtivo do Estado, através, principalmente, do financiamento a micro, pequenas e médias empresas. É uma Instituição Financeira supervisionada e fiscalizada pelo Banco Central. Em 12 anos de atuação, promoveu 15 mil operações em 231 municípios de Goiás, gerando 48 mil empregos diretos, capacitando 67 mil empreendedores e movimentando R$ 290 milhões.

A Goiás Fomento fica à Avenida Goiás esquina com a Rua 1 Centro. No site www.fomento.goias.gov.br podem ser obtidas mais informações sobre documentação.