Farmacêutico do SUS em Goiás! Envie seu relato para o projeto Experiências Exitosas do CFF

Com o objetivo de comprovar a importância da atuação do farmacêutico nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) iniciou nesta terça, 25/3, a fase de recebimento dos relatos de iniciativas bem sucedidas de farmacêuticos que, com o seu trabalho, melhoraram os serviços de saúde em sua região ou localidade de atuação. Os relatos serão selecionados por um Grupo de Trabalho formado por especialistas e pela Comissão de Saúde Pública do CFF e depois publicados na segunda edição da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS.

Em Goiás fazem parte da comissão os farmacêuticos Lorena Baía vice-presidente do CRF-GO e presidente do Sinfargo e Wesley Magno Ferreira, Conselheiro Regional do CRF-GO.

Experiências

A primeira edição foi lançada em agosto de 2013, durante o XIX Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), em Brasília, com o relato de 28 iniciativas bem sucedidas em municípios das cinco regiões do País, sendo quatro experiências de Goiás.

Para Lorena Baía, o projeto é uma oportunidade que o farmacêutico tem para divulgar sua experiência na organização dos serviços farmacêuticos, mostrando através de dados como seu trabalho gerou melhores resultados para a saúde pública do seu município ou estado, muitas vezes com economia de recursos financeiros. “O grupo de trabalho espera com essa publicação, que será lançada no congresso CONASEMS, sensibilizar os gestores sobre importância de se organizar a assistência farmacêutica para a melhoria dos serviços de saúde”, diz, esclarecendo que é também uma forma de promover entre farmacêuticos de todo o Brasil a troca de saberes e práticas aplicáveis às diferentes realidades existentes em nosso país.

Wesley Magno ressalta que a publicação deve ser uma importante ferramenta de encorajamento e fortalecimento para o profissional farmacêutico. Artigos que possam modificar comportamentos, resgatar valores, muitas vezes esquecidos entre os farmacêuticos e a comunidade, demonstrando que também serviços farmacêuticos geram acolhimento e segurança para a população, esta tão carente de informações básicas sobre saúde pública e o uso correto do medicamento na sua diversidade.  Experiências Exitosas no SUS também é um portal para a publicação de diversos trabalhos científicos, bem sucedidos, em ações  que possam ser reproduzidas nas diversas localidades do nosso Brasil, sem perder a sua essência. Experiências de sucesso que podem ser um trampolim  para o farmacêutico nas diversas áreas de atuação no âmbito do SUS. A primeira edição procurou contemplar toda esta diversidade levando aos leitores iniciativas de sucesso na busca de motivar colegas a estruturarem seus serviços, modificando para infinitamente melhor o olhar da população e a visão sobre o  profissional farmacêutico entre outros profissionais da saúde e as comunidades do nosso Brasil. Em edições futuras mais e mais relatos de sucesso poderão publicados.

A atuação do farmacêutico no SUS envolve a gestão de medicamentos em todas as etapas da cadeia produtiva, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica, o acompanhamento e a avaliação da utilização e a educação permanente dos profissionais da saúde, do paciente e da comunidade em geral. “É preciso reconhecer que o farmacêutico é essencial nos serviços públicos de saúde. Sua presença garante a informação ao paciente quanto ao uso correto de medicamentos e pode promover economia aos cofres públicos. O objetivo do CFF é dar publicidade à farmacêuticos que, com os seus serviços, souberam melhor a saúde da população de um município, estado,” afirma o Presidente do CFF, Walter Jorge João.

Assim como na primeira edição, a intenção é que a publicação sirva de referência para a organização da assistência farmacêutica nos municípios. “Temos inúmeros exemplos de municípios que conseguiram organizar a assistência e valorizar o farmacêutico, mas temos poucos registros”, completa o dirigente.

 

Clique aqui e envie o seu relato

Fonte: Comunicação CFF com informações do CRF-GO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.