Trabalhadores da saúde conseguem reverter corte do Adicional de Movimentação

Em manifestação no Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira , 28/3, os trabalhadores da saúde de Goiânia conseguiram reverter  o corte do adicional  movimentação que tinha sido feito pela Prefeitura  a partir do pagamento de março. Com a ameaça de paralisação,  uma comissão de representantes da Bancada Sindical na Mesa de Negociação Permanente do SUS (SMS-Goiânia) foi recebida pelo Secretário de Saúde Fernando Machado. Depois de muita negociação, e com a intervenção positiva do deputado estadual Mauro Rubem, foi acertado um acordo para retorno do benefício por 90 dias com o pagamento do mês de março retroativo na folha de abril.

foto 1

O incentivo de difícil acesso e de difícil provimento ( conhecido como adicional de  movimentação) está previsto no Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos trabalhadores da Saúde, mas ainda não foi regularizado.  O Secretário Fernando Machado argumentou que precisa de promover a regulamentação imediata, sob pena de sofrer processo  por improbidade administrativa.

Pelo acordo fechado com a bancada sindical  – formada por Sinfargo, Sindsaúde, Soego, Sieg, Sintasb, Associação doas Servidores do Samu , além de outros representantes das categorias da saúde-, a Mesa de Negociação Permanente do SUS volta a se reunir na segunda-feira,  31/3, para discutir a portaria que regulariza o incentivo financeiro de acordo com critérios de  acessibilidade, dificuldades de lotação e alto risco.  O Secretário por sua vez assumiu o compromisso de publicá-la com data a vigorar somente a partir de 1º de junho concedendo um tempo para os servidores se adaptarem às mudanças.

“Hoje foi muito bom, mostramos a nossa força e demonstramos que quem carrega a saúde nas costas somos nós os trabalhadores”, disse a presidente do Sinfargo Lorena Baía, parabenizando os trabalhadores que participaram da  manifestação e  convocando a todos para continuarem mobilizados.“Não podemos terceirizar a nossa luta para os sindicatos”.

foto 4

Para o vice-presidente do Sindisaúde-GO e diretor do Sinfargo Fábio Basílio foi um movimento que evidenciou a importância da luta sindical e a organização dos trabalhadores. “Façam parte do sindicato, filiem-se, ajudem na luta que é de todos”.

O deputado Mauro Rubem também reforçou o papel da organização dos trabalhadores. “Provamos que se não houver organização e força não se conquista nada”.

A presidente do Sindsaúde-Go Fátima Veloso explicou que a maior indignação entre os trabalhadores foi causada pelo corte abrupto.  “Na Mesa já construímos soluções para problemas piores, não podemos admitir ser surpreendidos pela retirada de direitos”.

Os Sindicatos se comprometeram a continuar informando os Servidores sobre o andamento das negociações e convocar uma nova assembleia para discutir o teor da portaria final.

foto 3

Um comentário sobre “Trabalhadores da saúde conseguem reverter corte do Adicional de Movimentação