POSICIONAMENTO SINFAR GO

O Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (SINFAR GO) vem a público se manifestar com relação às informações veiculadas através de reportagem exibida no Programa Fantástico, ontem, dia 29/01/2017, sobre medicamentos genéricos. É lamentável o fato da emissora de TV, Rede Globo, não ter possibilitado a manifestação das entidades farmacêuticas para exposição de seu posicionamento sobre o assunto. Na reportagem, que tem como foco a eficácia dos medicamentos genéricos, foram omitidas informações essenciais acerca do trabalho farmacêutico, indo na contramão do papel fundamental que este profissional de saúde desempenha na sociedade.

Segundo a Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa),”O consumo de medicamentos genéricos é seguro, assim como os de medicamentos de referência. É absolutamente equivocada, e perigosa para a saúde da população, a afirmação feita pela matéria de que caberia aos médicos indicar a cada paciente qual o genérico que tem qualidade. Os médicos não dispõem de meios para fazer tal afirmação. No mundo desenvolvido, são as agências regulatórias que estabelecem as normas para assegurar a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos. Opiniões individuais, sem qualquer base científica, podem ensejar orientações equivocadas, baseadas em preconceitos, em desinformação ou até mesmo em interesses comerciais escusos. Nesse sentido, a matéria presta um desserviço à população ao fornecer informações incompletas e não oficiais sobre a qualidade de medicamentos”.

A assistência farmacêutica tem o objetivo de promover a saúde, desde a prevenção de doenças até o tratamento, proporcionando o acesso e o uso racional dos medicamentos pela população e o farmacêutico, neste contexto, exerce papel crucial na saúde sendo, muitas vezes, o primeiro contato da população com os profissionais da área. O Farmacêutico é o profissional mais capacitado e habilitado a tratar do assunto, medicamentos. A orientação farmacêutica é um direito da população, sendo o farmacêutico o profissional mais disponível.

É inaceitável que, em pleno ano de 2017, esse modelo implementado, que favorece a valorização de apenas uma categoria profissional, seja a referência para a imprensa principalmente quando a pauta é o uso de medicamentos.
O papel secular do farmacêutico é de orientação e garantia do uso racional de medicamentos. A decisão de usar ou não um medicamento genérico deve ser orientada por um farmacêutico. Por isso, defendemos a presença do FARMACÊUTICO em todos os estabelecimentos de saúde. A assistência farmacêutica traz confiabilidade e segurança ao estabelecimento. Farmácia sem farmacêutico é ilegal.

Link Reportagem Programa Fantástico:
ttp://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/01/testes-revelam-verdades-sobre-medicamentos-genericos-no-brasil.html?Utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=fant