Presidente do Sinfargo, Fábio Basílio, participa da audiência pública sobre o piso nacional dos farmacêuticos, em Brasília

A audiência pública sobre o piso nacional dos farmacêuticos (PL 1559/21) ocorreu, na manhã dessa segunda-feira (12), na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), em Brasília. O presidente do Sinfargo e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Fábio Basílio, participou da debate e defendeu o piso à categoria.

Ao longo da audiência, Basílio ressaltou que o PL é uma forma de valorizar o farmacêutico, que em muitos casos, tem apenas uma folga durante a semana. “Atualmente os farmacêuticos tiveram um aumento nas suas atribuições dentro das farmácias, mas não tiveram um aumento real em sua remuneração”, afirma o presidente do Sinfargo.

A deputada Alice Portugal (PCdoB), também defensora das pautas dos farmacêuticos, expôs em sua fala a necessidade do piso ser aprovado. “O farmacêutico que atua em farmácia é o guardião da população e rejeitar esse PL é não valorizar a importância desse profissional dentro do estabelecimento”, diz a deputada.

“Além dos hospitais, temos outros segmentos que não têm um piso definido, como a indústria e o serviço público. O PL vai proporcionar dignidade e qualidade de vida aos farmacêuticos”, defendeu Basílio.

A expectativa é que o piso seja votado na próxima sessão da comissão, nesta quarta-feira (14).