Presidente e diretora do Sinfar são homenageadas por Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás

Foi realizada na última segunda-feira (30), no Hotel Maione, em Goiânia, uma homenagem a farmacêuticos que tiveram seus trabalhos publicados nos anos de 2013, 2014 e 2015, na revista do CFF:  Experiências Exitosas de Farmacêuticos no Sistema Único de Saúde. A homenagem é uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia em parceria com o Conselho Regional de Farmácia. Ao todo, quatro trabalhos foram homenageados. Eles foram selecionados  por uma comissão criteriosa do CFF. São relatos de experiências vividas por farmacêuticos na área da saúde pública e que tem como objetivo agregar conhecimento e melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa é a primeira vez que o CRF homenageia farmacêuticos que tiveram seus trabalhos divulgados. Para a presidente do CRF, Ernestina Rocha, é gratificante participar desse momento especial. ” Nós sabemos das diversidades que o farmacêutico que trabalha no setor público encontra. Mesmo com dificuldades ele não mede esforços para realizar o trabalho, disse a presidente.

A presidente do Sinfar, Lorena Baia, falou, em seu relato, sobre o banco de preços na saúde pública. O banco possibilita o registro, armazenamento e a exposição das compras institucionais de medicamentos e produtos da área da saúde. Desde 2011 a Secretaria de Saúde de Goiânia tem acesso a dados de outros municípios. O objetivo é ter uma referência de preço e reduzir gastos. O modelo já é copiado em outros estados. ” Isso é motivo de orgulho para nós e eu acho que vem de encontro com o que o Sindicato sempre defende que é a campanha Meu Trabalho Tem Valor. O trabalho do farmacêutico tem valor e faz a diferença na vida das pessoas”, afirma Lorena.

Cristina Lemos também foi uma das homenageadas. A diretora do Sinfar recebeu a placa depois de relatar o avanço da assistência farmacêutica dentro da Secretaria Municipal de Saúde. ” É uma honra receber essa homenagem do Conselho Regional de Farmácia! Foi um relato feito por mim, mas a homenagem é para os meus colegas farmacêuticos. Foram eles que desenvolveram o trabalho na prática”.

A noite especial contou ainda com presenças importantes da secretaria de saúde de Goiânia, entre elas a diretora de vigilância sanitária do município, Cristina Laval. A diretora ressaltou a importância da valorização dos profissionais da saúde. ” Nesse momento você fortalece juntos as instituições, junto a sociedade como um todo esse olhar do profissional referente ao SUS. Com certeza é um diferencial que vai trazer muitos benefícios”.  IMG_7905 IMG_7873IMG_7843