Sinfar participa de mesa de negociação em Aparecida

IMG_8040

A diretora do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sinfar), Mirtes Barros, participou nesta segunda-feira, 31, da Mesa de Negociação em Aparecida de Goiânia. Ela representou os  farmacêuticos que trabalham na Secretaria Municipal de Saúde.

Participaram do encontro, além do Sinfar, representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde) e a representante da área de urgência e emergência. A mesa foi presidida por João Paulo Nascimento Neto, representante da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia. João Paulo ressaltou a importância das reuniões realizadas, há um ano, no município. “Com a mesa a gente traz as ideias e discuti junto, tanto para fazer o que é melhor para a gestão pública, quanto para os sindicatos”.

Durante a reunião a diretora do Sinfar, Mirtes Barros, entregou um documento informando sobre denúncias de que a prefeitura estaria aceitando o recolhimento da taxa anual feita, apenas, pelo Conselho Regional de Farmácia, isentando assim o farmacêutico de contribuir com a taxa anual, obrigatória, paga ao sindicato. O presidente da mesa disse que vai avaliar a situação e se comprometeu a dar uma resposta na próxima reunião.

A presidente do Sindsaúde, Flaviane Alves, mostrou preocupação sobre o funcionamento do novo hospital municipal de Aparecida que deve ser inaugurado este ano. “ Precisamos discutir como o hospital vai funcionar. A prefeitura, hoje, não tem condições e funcionários para começar a operar a unidade”, afirmou. O assunto foi proposto para ser discutido na próxima mesa de negociação.Também foi sugerida uma reunião extraordinária para abordar a situação dos agentes da saúde que terão seus contratos encerrados no final do mês de junho. Para Mirtes, diretora do Sinfar, a mesa tem o papel de conciliação. “A mesa tem alcançado um valor expressivo, porque sempre é melhor chegar a um acordo do que a uma demanda judicial”.

Mesa de Negociação em Goiânia

No mês de maio a direção do Sinfar também participou da Mesa Municipal de Negociação Permanente dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde.No encontro, além do Sinfar, representantes dos nutricionistas, médicos, odontologistas, funcionários da fiscalização, técnicos e auxiliares em saúde bucal, enfermeiros e trabalhadores do SUS aprovaram a pauta de assuntos apresentada pelos gestores da Secretaria de Saúde. “Provavelmente na próxima reunião discutiremos a regulamentação das escalas de trabalho e a quantidade de profissionais por unidade “, afirma Mirtes, que revela ainda que as propostas apresentadas pela bancada dos trabalhadores também serão analisadas nas próximas reuniões.

Também participaram da reunião o ex-deputado e atual presidente da CUT, Mauro Rubem, o superintendente de Administração e Gestão de Pessoas da SMS, Murilo Macedo, e a diretora de Recursos Humanos, Kátia Martins.

Objetivo da Mesa de Negociação

O objetivo da Mesa de Negociação é buscar um acordo que favoreça tanto a Administração quanto os colaboradores. Segundo os representantes dos sindicatos, o esforço conjunto tem alcançado bons resultado.
Em Aparecida de Goiânia, a reunião é realizada toda última terça-feira do mês.