Profissional confiável – Artigo em O Popular de autoria de Lorena Baía e Ernestina Rocha

OPINIÃO O POPULAR
Por Ernestina Rocha e Lorena Baía

O Dia do Farmacêutico é comemorado hoje, 20 de janeiro, data que evidencia a busca pela valorização e estímulo do profissional farmacêutico, e o reconhecimento daqueles que lutam em prol da farmácia. Detentor de vastos conhecimentos científicos, promotor da saúde, com múltiplas habilidades técnicas e portador de profundo humanismo, o farmacêutico é um dos profissionais mais acessíveis, requisitados e confiáveis. Uma pesquisa divulgada pelo instituto alemão GFK Verein (2014) classificou o nível de confiança da população brasileira em uma lista de 32 profissões. Os farmacêuticos ficaram em quinto lugar, com um índice de 76% de confiança.

Ao celebrar este dia em 2015, devemos lembrar os marcos históricos que a profissão viveu recentemente: as esperadas regulamentações da prescrição farmacêutica e das atribuições clínicas do farmacêutico, pelo Conselho Federal de Farmácia em 2013, e a aprovação da Lei nº 13.021, de agosto de 2014, são normas que estabelecem uma relação de cuidado centrada no paciente, segundo preceitos profissionais e bioéticos.

A Lei número 13.021/14 muda o conceito de farmácia no Brasil: farmácias e drogarias deixam de ser meros estabelecimentos comerciais para se transformar em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva. A nova lei também reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico nas farmácias de qualquer natureza. Uma vitória dos farmacêuticos e uma contribuição da nossa classe para a saúde do povo goiano e brasileiro.

A Resolução 586/2013, que regulamenta a prescrição farmacêutica no Brasil, surgiu após anos de luta da categoria, que clamava pela oficialização de um ato já praticado pelos profissionais desde o tempo das boticas. Com a regulamentação, o farmacêutico ganha mais reconhecimento e credibilidade, e a população ganha em qualidade no atendimento. Se antes as pessoas já podiam adquirir Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) por conta própria, agora, elas utilizarão estes medicamentos sob orientação direta de um farmacêutico, profissional habilitado tecnicamente para esse fim.

Todas estas medidas ampliam a segurança do paciente no uso de medicamentos e ajudam a valorizar e integrar o farmacêutico na equipe multidisciplinar de saúde, permitindo que ele realmente trabalhe na promoção, prevenção, recuperação da saúde e no combate à automedicação, hábito que pode provocar danos à saúde ou mesmo mascarar sintomas de doenças mais graves.

Após estas importantes conquistas, é momento de parabenizar os farmacêuticos pelo seu dia e conclamar as entidades de classe e instituições de ensino a se fortalecerem cada vez mais na busca pela excelência no cumprimento das novas atribuições.

Ernestina Rocha é presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás, escreveu com
Lorena Baía, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás