Semana do URM em Anápolis é um sucesso

Cerca de 40 alunos de Farmácia da Universidade Estadual de Goiás – Anápolis  (UEG) participaram da ação de conscientização ao uso racional de medicamentos no Brasil Park Shopping. Eles mediram a pressão e fizeram teste de glicemia em quem passou pelo local.
Segundo Ricardo Carvalho, coordenador do curso de Farmácia da UEG, é essencial inserir os estudantes nessas ações para que eles comecem a se conscientizar sobre o uso racional de medicamentos.  “Temos uma grande preocupação com a automedicação e precisamos levar isso para os profissionais de saúde que têm o hábito  de se automedicar”.
A automedicação é a  principal causa de intoxicação no Brasil.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais de 50% dos pacientes os usam incorretamente.
Quem passou pelo Shopping Brasil Park, no dia 4 de maio, também recebeu  o medicamento “CURA TUDO”, criado exclusivamente para a campanha. Na bula a mensagem: Medicamento Cura, mas Também Pode Matar”.
Segundo a presidente do Sinfargo, e vice-presidente do CRF-GO, Lorena Baía, o objetivo da campanha é ressaltar o papel do uso indiscriminado  de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. “A população necessita compreender os riscos que corre ao  se automedicar,  seja comprando livremente nas farmácias os isentos de prescrição, seja utilizando o medicamento indicado ou emprestado pelo amigo, parente ou vizinho. Por isso, defendemos que o paciente consulte o farmacêutico de plantão toda vez que entrar em uma farmácia e nunca tome medicamentos sem a orientação deste profissional de saúde”.
A presidente do CRF, Ernestina Rocha, explica que a automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. “A automedicação pode  agravar doenças, já que a utilização de medicamentos sem a informação adequada pode esconder determinados sintomas. Além disso, há o risco da combinação errada de substâncias, que pode anular ou potencializar o efeito da outra, e em situações extremas pode causar danos irreversíveis e até a morte”, alerta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.