Semana Uso Racional de Medicamentos: Ciclo de palestras relatos de experiências

No Dia do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás e vice-presidente do Conselho de Farmácia, Lorena Baía, fez a abertura da programação da Semana do Uso Racional de Medicamentos falando sobre a importância do farmacêutico para a promoção da saúde e acesso aos medicamentos de maneira consciente.
A programação do dia começou com a palestra do gestor de estoque do Hospital Araújo Jorge, Eterno Ribeiro. Ele ressaltou a importância de não haver desperdícios e perdas de medicamentos “O estoque custa caro, por isso precisa de planejamento e vigilância”.
Rafael de Sales, farmacêutico no Hospital São Silvestre, falou sobre “Protocolo de Segurança para Distribuição de Medicamentos”. Ele ressaltou a importância do farmacêutico saber o seu valor. “O farmacêutico não atua apenas na dispensação do medicamento, mas trabalha com o médico  na prescrição e junto com o enfermeiro na administração”.
Para concluir os relatos de experiências,o presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar -Goiás e farmacêutico, responsável técnico da farmácia da Santa Casa de Misericórdia, Fábio Rogério de Oliveira, destacou a necessidade de um  “Plano de Gerenciamento de Resíduos” e ressaltou que “nem todo lixo é resíduo, nem todo resíduo é lixo”.