Servidores da saúde de Goiânia decidem intensificar a greve

Um ato público de servidores municipais da saúde de Goiânia foi realizado na manhã desta quarta, 18/6,  na Câmara Municipal como parte das atividades da greve da categoria iniciada no dia 11/6.

Na sexta-feira, dia 20/6, às 9 horas, haverá nova manifestação no Ciams Novo Horizonte ( a unidade que teve alguns serviços terceirizados).

Farmacêuticos no Ato Público

Na manifestação desta quarta, estiveram presentes as lideranças Sindsaúde, Sinfargo,  Sieg, Soego e Sineg e servidores em greve, inclusive farmacêuticos da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião foi  decidido que os ambulatórios, psfs, centros de saúde e distritos sanitários serão completamente paralisados passando a ser garantidos apenas os serviços de urgência e emergência.

O Comando de greve informou que a Justiça acatou a liminar  dos sindicatos, liderados pelo Sindsaúde,  solicitando a retomada do pagamento da insalubridade (o pagamento foi suspenso no mês de maio).

Manifestantes na Câmara Municipal

Durante a manhã os manifestantes  participaram da  sessão do legislativo no Auditório Jaime Cãmara. A enfermeira Luzinéia Vieira usou a palavra por 10 minutos  como representante das entidades sindicais e servidores da saúde. Néia, como é conhecida pelos colegas,   pediu que os  parlamentares   colaborem nas negociações com a Prefeitura e  ressaltou que  os trabalhadores não podem ser penalizados pelos problemas da gestão. “Estamos pedindo para não perder direitos adquiridos” enfatizou”.

Os trabalhadores ainda fizeram uma passeata pela Avenida Goiás até a Praça do Bandeirante no final do Ato Público.

“O prefeito Paulo Garcia diz que  está aberto à negociações apenas  nas declarações para a imprensa e em panfletos, mas bate com a porta na cara da gente e não cumpre com os acordos fechados nas Mesa de Negociação” , protestou a presidente do Sinfargo Lorena Baía que apelou mais uma vez para que os colegas ouçam apenas as orientações do Comando de Greve e que participem ativamente das atividades da paralisação procurando orientar bem a população.

O Comando vai continuar percorrendo as unidades informando sobre os novos encaminhamentos da greve nesta quarta e quinta-feira, dia 19.

Veja abaixo imagens dos Cais do Bairro Goyá, do Jardim Guanabara,  de Campinas e Jardim América

Goya Guanabara campinas

Abraço Cais Jardim América

Veja quais são as pautas em negociação

·         Cumprimento da Data-Base de 2014;

·         Inclusão de categorias não contempladas e aplicação do Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos (PCCV);

·         Criação de gratificação que substitua o percentual perdido com a retirada da Insalubridade dos Trabalhadores do Nível Central;

·         Alteração da Lei 8.916/2010 (auxílio-movimentação);

·         Inclusão das Gratificações aos Servidores Administrativos da Saúde conforme lotação;

·         Condições Adequadas de Trabalho;

·         Contra a terceirização das unidades de Saúde;

·         Revogação do artigo 92 A e 92 B que trata da incorporação das gratificações por cargo de chefia ou confiança;