Sinfargo participa de ação social e audiência pública em comemoração à semama do Uso Racional de Medicamentos

Em comemoração à semana do Uso Racional de Medicamentos, o Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás (Sinfargo) participou de dois eventos na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Uma ação social foi realizada nessa quarta-feira (03), onde diversos serviços foram oferecidos à população gratuitamente, como aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, orientação farmacêutica e vários outros.

A ação contou com a presença de várias entidades representantes dos Farmacêuticos, como a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e o Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO). Além dos serviços, medicamentos vencidos ou em desuso também foram recolhidos.

Já na quinta-feira (04), uma audiência pública ocorreu na Alego para debater sobre o acesso da população aos medicamentos e os desafios do acompanhamento farmacêutico no município de Goiânia.

A audiência foi proposta pelo deputado Mauro Rubem e a mesa foi composta pelo presidente do Sinfargo e da Fenafar Fábio Basílio; a presidenta do CRF-GO Lorena Baía; Elza Luiz R. de Souza, representando o secretário de Saúde Durval Ferreira; Viviane de Cássia e a palestrante da Escola dos Farmacêuticos (Enfar), Fernanda Manzini.

Em defesa da saúde pública, Basílio ressaltou a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o ápice da pandemia da Covid-19. “No auge da Covid-19, diversos hospitais particulares estavam encaminhando os pacientes infectados para os hospitais públicos, porque não sabiam como lidar com o aumento dos casos”.

Além do SUS, Basílio também enfatizou o papel e a vulnerabilidade dos farmacêuticos no período pandêmico do coronavírus. “Todas as pessoas infectadas procuravam as farmácias, ou seja, durante toda a pandemia os farmacêuticos e farmacêuticas estavam na expostos e na linha de frente”.