Vice-presidente do Sinfar-go toma posse no Conselho Nacional de Saúde

O novo pleno do Conselho Nacional de Saúde  para o triênio 2012/2015 foi empossado nesta quinta-feira (13/12)  com uma grata novidade para  a categoria dos farmacêuticos  e para o movimento em defesa do SUS em Goiás: a vice-presidente do Sinfar-GO Lorena Baía tomou posse como  representante do Conselho Federal de Farmácia (CFF) . Para a sindicalista goiana, participar da consolidação das políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento do SUS é um aprendizado único. “Agradeço aos Diretores e Conselheiros do CFF pela oportunidade de representar neste coletivo os farmacêuticos e farmacêuticas de todo Brasil! Que venham os novos desafios,” comemorou.

Outras duas entidades farmacêuticas também estão representadas no Conselho Nacional de Saúde. Tomaram posse o farmacêutico catarinense Ronald Ferreira, representando a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e o alagoano Alexandre Correa, representando a Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar) – como membros suplentes. No segmento de gestores, o farmacêutico Dirceu Raposo foi indicado como representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As três entidades representadas por farmacêuticos já iniciaram um diálogo e pretendem construir uma agenda de trabalho comum aos desafios do CNS, entre eles:
– Combater o desperdício, a má gestão e a corrupção no SUS;
– Viabilizar a adequação da política de financiamento do SUS (Efetivação do Movimento Saúde +10);
– Fortalecer a gestão participativa e o controle social nas três esferas de Governo.

O Presidente do CFF  Walter Jorge João observa que  é de extrema importância ter representantes farmacêuticos no plenário do CNS. “Entre as atribuições do Conselho Nacional de Saúde está o acompanhamento, fiscalização e monitoramento das políticas públicas de saúde, além de ser o espaço permanente de debate entre representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde. O farmacêutico tem que estar presente e atuante”, afirma Jorge João.

Representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Maria do Socorro de Souza é a primeira mulher do segmento de usuários a ser eleita como Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

(Com informações do CNS e CFF)